Ansiedade no cenário da Covid-19

Sabe-se que episódios positivos e negativos importantes da vida podem contribuir para o surgimento da ansiedade, principalmente quando os indivíduos enfrentam experiências difíceis e aversivas no cotidiano como a que estamos enfrentando atualmente em decorrência do Covid-19, pois fora o medo, a insegurança, a incerteza no por vir, somos assolados por imagens que nos remetem a ficar no lugar de quem não pode controlar e nem planejar nada, fato extremamente angustiante, visto que esse funcionamento ilusório de controle e programação nos assegura um lugar de que está tudo bem.

Evidenciando-se o aspecto técnico, deve-se entender ansiedade como um fenômeno que nos favorece quando nos impulsiona a agir, ora nos prejudica porque nos paralisa a depender das conjunturas ou magnitude dos fatos. Assim, pode tornar-se patológica, isto é, maléfica ao funcionamento psíquico e somático quando é alta ou intensa, incontrolável e o indivíduo percebe que sua vida está sendo prejudicada pelos sintomas da mesma. Então, nessa circunstância é importante que se procure por um profissional da área da saúde mental, a fim de realizar o diagnóstico apropriado.

Entretanto, nesse momento crucial e inusitado onde os atendimentos presenciais estão suspensos, pensei em trazer algumas sugestões de atividades e um exercício respiratório a fim de minimizar os efeitos nefastos que porventura possa sentir.

Dicas

  • Ouvir músicas favoritas
  • Dançar
  • Baixar aplicativos de atividade física
  • Organizar / arrumar armários, gavetas, documentos, etc. (no seu tempo, tá!)
  • Dormir/descansar/ se permitir não fazer nada! Sem culpa, ok!

Exercício Respiratório

Na posição de deitado, com as costas bem assentes no chão (ou colchão) e em ambiente calmo e de preferência sem ruídos de fundo, execute os seguintes passos:

  • Feche os olhos e inspire profundamente pelo nariz e expire pelo nariz ( foque sua atenção no ar entrando e saindo) faça isso durante 1 minuto contando até quatro quando inspira, retendo o ar contando também até quatro e expirando em quatro.
  • É possível que existam algumas interferências de imagens e pensamentos, volte rapidamente a estar atento à sua respiração.
  • À medida que for praticando pode ir aumentando os minutos, bem como a contagem.

Pratique sempre que sentir necessidade.

Fique bem!

Categories:

Postado por Clínica Holos

Clínica Holos De Saúde e Desenvolvimento Pessoal.

<a href="https://www.facebook.com/ClinicaHolos/">Facebook</a> | <a href="https://www.instagram.com/clinicaholosba/">Instagram</a>