As causas e sintomas do estresse

O estresse é uma condição pscico e fisológica que atinge pessoas de todas as idades em diferentes níveis. Apesar de ser considerado como algo natural que acomete a todos nós, é importante identificar suas causas e sintomas, para então buscar o melhor tratamento.

O estresse está relacionado diretamente com o aumento de cortisol na corrente sanguínea. O cortisol é um hormônio da família dos esteroides que está diretamente envolvido na resposta ao estresse. Por isso, quando se identifica um índice acima do normal de Cortisol no sangue, conclui-se que você está passando por uma situação estressante.

Esse aumento de cortisol e, consequentemente, estresse, pode gerar diversas consequências no organismo. Além de afetar a mente, o estresse pode levar a diversas reações, como dores de cabeça, infecções, úlcera, derrame, herpes, crises de pânico, enfarte, hipertensão, ansiedade e outros.

Para que sintomas mais leves não desencadeiem problemas como esses, é importe que se identifique o que ocasionou o estresse. Entre as causas mais comuns estão:

– Problemas no Trabalho, como cobranças, horários, pressões, amaças, etc.
– Dificuldade de se relacionar com amigos ou familiares
– Problemas conjugais.
– Má desempenho no trabalho ou escola
– Falecimento de entes queridos
– Ruídos e sons altos e prolongados.
– Mudança de ambiente ou alguma alteração na rotina.

Além disso, cafeína, álcool e tabaco podem causar ou intensificar os sintomas de estresse.

O estresse, normalmente, debilita o sistema imunológico e isso torna o corpo mais vulnerável a doenças, alergias e infecções. No entanto, o estresse é um sentimento normal e pode, inclusive, aumentar o desempenho no trabalho, porém, é mais que importante cuidar do sintomas antes que eles se intensifiquem.

Algumas das opções para controlar e eliminar o estresse são praticar exercícios físicos, para liberar endorfina e elevar o bem-estar, e consumir chás e alimentos com propriedades calmantes. Caso o estresse esteja impactando além do normal na sua vida, recomenda-se consultar um especialista para avaliar a necessidade ou não do uso de medicamentos.

Tags:
Categories:

Postado por Clinica Holos

A psicanálise em tempos de carnaval
Viciado em games pode ser distúrbio da mente

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido