Conheça as causas da insônia e como encontrar o melhor tratamento!

As causas da insônia podem estar ligadas ao estresse ou a ansiedade. Esse distúrbio que afeta a qualidade do sono, atinge um número cada vez maior de pessoas. E as consequências de uma noite mal dormida se apresentam no decorrer do dia seguinte com sintomas, como a fadiga e perda de concentração.

Com certeza você já ouviu falar que o corpo precisa de pelo menos 8 horas de sono por dia para se manter saudável. Ou ainda, que 5 horas de sono são suficientes e permite aproveitar melhor o dia e produzir mais. Mas, será que é verdade?

Muitas são as teorias, entretanto cada pessoa possui uma quantidade de horas adequadas para o repouso e não dormir o suficiente pode trazer danos a curto e longo prazo.

Quais as causas da insônia?

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, muitos são os fatores que podem perturbar o sono e consequentemente se tornar uma das causas da insônia, partindo de fatores ambientais a problemas de cunho mental. Vamos conhecê-los?

• Trabalhos em turnos;
  • Alteração de fusos horários;
  • Hospitalizações;
  • Padrões de estilos de vida;
  • Problemas da saúde física;
  • Dor;
  • Uso de medicamentos;
  • Menopausa;
  • Estresse.

Quais as consequências da insônia no dia a dia?

A insônia, além de ser uma dor de cabeça, traz consequências para o nosso dia a dia. Essas consequências podem ser um alerta de que algo não está bem no nosso organismo. Por isso, fique atento caso apresente constantemente sonolência diurna, fadiga ou baixa energia, lapsos de memória, perturbação do humor, aumento de erros ou pequenos acidentes.

Quais os tipos de insônia?

A insônia pode se manifestar ao longo da vida de qualquer pessoa. Ela pode ser pontual, desencadeada por algum estímulo e cessar em um curto período, ou pode ser crônica.

Como identificar se você tem insônia?

Para a identificação de um problema, como a insônia, é preciso ficar atento a alguns sintomas:

• Dificuldade de iniciar ou permanecer dormindo;
  • Comportamentos anormais durante o sono, como chutar, falar ou gritar;
  • Acordar com dor de cabeça ou dor nos maxilares.

Quais os principais tratamentos para insônia?

O tratamento para quem possui problemas decorrente da privação do sono deve ser prescrito a partir da identificação da causa raiz. Assim, o indivíduo que identificar que está sendo acometido por esse problema deve procurar ajuda profissional.

Entretanto, é possível melhorar a qualidade do sono adotando alguns hábitos no dia a dia. Seguem abaixo alguns desses hábitos:

• Não fique na cama se não estiver com sono. Saia, relaxe um pouco e volte quando estiver com sono;
  • Não permaneça na cama após acordar. Mesmo que a cama pareça te abraçar evite permanecer na cama acordado;
  • Se você é do tipo que as preocupações não deixam sua mente descansar, faça anotações das coisas que te preocupam a fim de esvaziar a mente;
  • Tome um banho morno antes de deitar-se. Pode ser relaxante;
  • Evite dormir durante o dia ou reduza para no máximo 30 minutos após o almoço.
  • Tente terapia de relaxamento, como respiração profunda e meditação.

A insônia é coisa séria, mas tem tratamento. Caso as dicas acima não funcionem, busque ajuda médica. A terapia é uma ótima alternativa para te ajudar a resolver problemas de ansiedade. Não deixe a falta de sono afetar a sua qualidade de vida.

Agora que você entendeu como a insônia se manifesta no organismo, conheça a meditação para ansiedade e aprenda a controlar os sintomas

Descubra os benefícios da terapia de casal e entenda como ela funciona!
Higiene mental: entenda a importância de cuidar da saúde da mente!