Como controlar a ansiedade? Veja os tratamentos mais indicados

Como controlar a ansiedade diante de tantas preocupações? Como lutar contra a sensação de que o mundo vai engolir você e a angústia não vai passar? Se você quer encontrar as respostas, esse artigo foi feito para você. Acompanhe:

A ansiedade, considerada o mal do século, tem aprisionado muitas pessoas atualmente. É natural que você busque realizações pessoais e profissionais visando um futuro promissor, mas, se tiver excesso de preocupação com o futuro, sua mente pode adoecer. Por isso, saber como controlar a ansiedade é essencial para viver bem.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir a ansiedade, como:

• Praticar atividades físicas;
  • Fazer uma higiene mental – fugir de pensamentos negativos;
  • Ter uma alimentação saudável – o arroz integral, a quinoa, a aveia, o chocolate, dentre outros, têm importantes fontes de hormônios que combatem a ansiedade;
  • Fazer uso de calmantes naturais constantemente – suco de maracujá, chá de camomila, alface e outros.

Mas, o que é ansiedade?

A ansiedade é um estado onde a pessoa, levada por uma situação de medo, se preocupa excessivamente com o futuro, tendo dificuldade para realizar sua rotina diária. É um sentimento exagerado de antecipação. Ela provoca sintomas físicos e/ou psíquicos, como:

• Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Enjoos e vômitos;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Dores musculares;
  • Medo constante;
  • Dificuldade de concentração;
  • Angústia;
  • Nervosismo, e outros.

Se você sente alguns desses sintomas combinados, é preciso buscar ajuda profissional e não negligenciar a doença, pois ela pode evoluir de um quadro leve para o estado grave. Então, quanto mais rápido aprender como controlar a ansiedade, terá mais chances de vencer o medo e viver com mais tranquilidade.

Principais causas da ansiedade

Nunca houve uma geração tão ansiosa como a atual. Como controlar a ansiedade da população diante de uma rotina tão acelerada e movida pelo estresse? A necessidade de ter o controle da situação também é um indício de ansiedade, que pode ser causada por diversos motivos, tais como:

• Fatores genéticos;
  • Redução da produção de substâncias no organismo como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina, que são neurotransmissores responsáveis por dar ao cérebro a sensação de felicidade e bem-estar;
  • Rotina com elevado nível de estresse;
  • Má qualidade de vida e alimentação inadequada;
  • Questões hormonais (menopausa e TPM);
  • Abuso de substâncias psicoativas: nicotina, drogas, álcool; e,
  • Uso excessivo de redes sociais.

Mas como controlar a ansiedade? Veja os tratamentos indicados!

Você sabe como controlar a ansiedade? Existem diversas  técnicas alternativas de conter essa enfermidade, como: realizar acupuntura, fazer ioga, massoterapia e beber  chás calmantes. Porém, o tratamento psicológico é a melhor alternativa a ser realizada, pois através dele é possível identificar as causas do transtorno e tratar os danos causados por ele.

Em determinados casos, o psicólogo encaminha o paciente ao psiquiatra, que pode receitar ansiolíticos (medicamentos que ajudam no tratamento da ansiedade). Além do tratamento psicoterapêutico, a mudança no estilo de vida é muito importante para conter o distúrbio.

A área de psicoterapia da Clínica Holos

A Clínica Holos dispõe de um espaço amplo, onde são atendidos pacientes de todas as faixas etárias. Temos um quadro de profissionais especializados em psicologia e psiquiatria, qualificados para atender todos os tipos de transtorno de ansiedade. A Holos oferece alguns tratamentos psicoterapêuticos, como:

Como você já identificou os sintomas, e precisa tratar a ansiedade de forma eficaz, o ideal agora é escolher a abordagem que mais se identifica e agendar sua consulta.

Postado por Clínica Holos

Clínica Holos De Saúde e Desenvolvimento Pessoal.

<a href="https://www.facebook.com/ClinicaHolos/">Facebook</a> | <a href="https://www.instagram.com/clinicaholosba/">Instagram</a>