Como a psicoterapia ajuda a enfrentar momentos difíceis?

“O que é psicoterapia? Duas pessoas encontram-se numa sala e conversam, ou não conversam. Isto parece tão simples, que se torna difícil de acreditar como isso é tão complexo! ” (Wilfred Bion)

O que é Psicoterapia?

A psicoterapia é um tipo de tratamento de base dialética, cuja finalidade é buscar soluções para os problemas de cunho psicológico que afligem milhões de pessoas em todo o mundo e/ou proporcionar o autoconhecimento.

Transtornos como fobias, ansiedade e depressão podem ser controlados, amenizados ou até mesmo curados através dessa prática que não se limita a tratar, apenas, de pessoas que estejam com a saúde mental comprometida. 

Assim, pessoas que buscam o autoconhecimento ou superar acontecimentos difíceis – como a perda de um ente querido, o término de um relacionamento, a perda de emprego, baixa autoestima, bullying e outras questões que provocam mal-estar, angústia e/ou desorganização do sujeito – podem recorrer à psicoterapia por garantir bons resultados.

Quer saber como a psicoterapia ajuda nesses casos? Leia o nosso artigo até o final para descobrir!

Abordagens da psicologia

Engana-se quem pensa que só existe um tipo de psicoterapia. Dada a importância desta atividade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a psicologia ampliou os horizontes em direção às novas possibilidades e podemos encontrar, além da psicanálise, várias outras abordagens, cada vez mais especializadas.

Essas abordagens norteiam a atuação teórica do psicólogo. Como exemplo, elencamos algumas:

  • Junguiana;
  • Lacaniana;
  • Cognitivo-comportamental;
  • Sistêmica;
  • Gestalt;
  • Analítico-comportamental, dentre outras. 

Como a psicoterapia ajuda a enfrentar momentos difíceis?

Ao longo da vida, passamos por inúmeras circunstâncias onde nos sentimos perdidos, com sentimentos de raiva, insegurança, medo ou inconformados com alguma situação. Muitas vezes o sentimento é tão forte que nos impossibilita de continuar tendo uma rotina normal. É neste momento que devemos pedir socorro, procurando um psicólogo que nos ajudará.

Para algumas pessoas a dor e o sofrimento demoram a passar e saber lidar com as adversidades, intempéries e realidade é fundamental para podermos seguir em frente. Pensando nisso, listamos abaixo 7 formas como a psicoterapia ajuda em períodos de dificuldade: 

1. Acolhimento psicológico

Com uma escuta apurada o psicoterapeuta acolhe o paciente no momento de angústia, sofrimento e aflição, visando minimizar as dores, conflitos e incertezas.

2. Receber feedbacks imparciais de um profissional

Nem sempre ouvimos o que é preciso das pessoas que amamos. Por isso, ainda que a análise dos fatos possa ser dolorosa para o paciente, o profissional tem o dever de alertá-lo e juntos buscarem a superação do problema.

3. Incentivar a deixar a zona de conforto 

Somente um profissional com conhecimento na área é capaz de fazer o paciente sair da sua zona de conforto e dar os primeiros passos para a resolução dos seus problemas e gerenciamento de seus conflitos de forma saudável e livre de pressões.

4. Entender melhor as emoções e como lidar com elas

Através de técnicas, o psicoterapeuta ajuda o paciente a trilhar um caminho em busca do conhecimento das emoções, muitas vezes reprimidas por este, possibilitando encontrar uma forma mais leve de viver. 

5. Descobrir limitações que passavam despercebidas

A identificação de bloqueios que impedem o paciente de ter uma vida social saudável e suas causas, também, são resultados da psicoterapia.

6. Contribuir para o aumento do bem-estar

A psicoterapia tem o poder de fazer com que o paciente se conheça melhor, descubra suas características mais implícitas e aprenda a lidar com o medo, aumentando assim a autoestima e o bem-estar.

7. Autocontrole

A psicoterapia contribuirá para a regulação de algumas emoções como a raiva, a tristeza e a insegurança, que podem provocar reações desproporcionais ao evento devido à falta de controle emocional.

Se precisar, não hesite em fazer contato com a Clínica Holos, estaremos prontos para te ajudar!

 

Iêda Domitilo
Psicóloga
Clínica Holos de Saúde e Desenvolvimento Pessoal

Tags:
Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido