Saiba como superar o fim de um relacionamento e ser feliz novamente!

O fim de uma relação é sempre difícil de lidar. Geralmente as pessoas não sabem como superar o fim de um relacionamento. Além de todas as questões envolvidas em um término, raramente as duas partes têm a certeza de que querem se separar e à vontade para fazer isso sem maiores dores.

A rejeição de alguém que acreditamos que nos conhece tão bem pode ser devastadora. E a dificuldade de lidar com essa rejeição pode causar grande prejuízo na vida da pessoa.

Enquanto algumas pessoas são capazes de seguir em frente, outras prolongam o sofrimento durante meses ou mesmo anos após um término e não sabem como superar o fim de um relacionamento, diminuindo até mesmo as possibilidades de encontrarem novos parceiros ou parceiras.

Meu relacionamento acabou. O que fazer?

O peso da rotina, traições, falta de tempo, falta de romantismo, problemas na vida sexual insatisfatória ou falta de diálogo: muitos são os motivos que podem levar uma relação ao fim. Então, seja qual for o motivo que levou um casal a optar pela separação, uma coisa é certa: sempre é preciso seguir em frente. Mas como?

Após o término, boa parte das pessoas costuma buscar respostas para o que aconteceu e se pergunta como o casal chegou a esse ponto, se foi culpa sua ou que chances existem de encontrar um novo amor no futuro.

A maneira com que respondemos a estas questões é que pode nos ajudar a superar o fim de um relacionamento ou a nos tornarmos frágeis diante do dano psicológico causado pelo término.

Pesquisas mostram que as pessoas costumam olhar para as outras como sendo fontes de informação sobre elas mesmas. Então, é isso que faz com que a rejeição de alguém que acreditamos que nos conhece como ninguém se torne devastadora.

Apesar de ser difícil recomeçar, é preciso analisar verdadeiramente os motivos que levaram aquele relacionamento ao fim, sem assumir uma culpa desnecessária. Toda relação é composta por duas partes e todas as pessoas envolvidas têm sua parcela de responsabilidade nos problemas que aparecerem. Para seguir em frente, é necessário assumir a parte que lhe cabe da culpa, sem se colocar como vítima.

Dicas de autocuidado essenciais para superar o fim de um relacionamento

Nesse processo de superação, o autocuidado é essencial e fazer as coisas que fazem você sorrir é uma ótima maneira de começar a seguir em frente. Fazer um passeio, ir ao cinema, convidar os amigos para sair: tudo isso aumenta o humor e melhora a saúde. Além disso, o apoio dos amigos é fundamental desse momento para aliviar os sentimentos de solidão e isolamento.

A prática de atividades prazeirosas e o ato de cuidar de si mesmo, da forma mais simples que seja, ajudam a cultivar o amor próprio e a recuperar a percepção do seu próprio valor.

Cuidado com os impulsos

A possessividade faz parte do ser humano e é preciso ter cuidado com ela, pois trata-se da principal causa dos impulsos emocionais que levam a atitudes impensadas, depois do término de uma relação. Do ciúme excessivo à necessidade de controle, tanto homens quanto mulheres podem transitar por um inconformismo que só irá agravar ainda mais o sofrimento.

Não tenha medo de buscar ajuda

Se você ainda não sabe como superar o fim de um relacionamento mesmo depois de ter tentado de tudo, talvez seja a hora de procurar a ajuda de um bom terapeuta. Em alguns casos, o tratamento psicológico evita que esse sofrimento se transforme em problemas maiores, como ansiedade ou depressão.

Não tenha medo de procurar ajuda: a terapia é uma importante ferramenta de autoconhecimento e de superação.

Descubra qual o tipo de terapia ideal para você!

Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido