Veja como resolver conflitos familiares pode ser mais fácil com o auxílio do psicólogo!

Quem nunca brigou com um parente ou presenciou conflitos familiares? Esse é um problema sério, podendo inclusive ser a causa de traumas que comprometem uma vida plena.

Os conflitos familiares são normais, eles estão presentes nos mais variados tipos de família. Muitos logos se resolvem com o diálogo. Entretanto, existem outras situações em que a ajuda psicológica se faz necessária para solucioná-los.

Você sabe como identificar quando a intervenção psicológica é necessária para resolver aquele problema de família que há muito tempo vem tirando seu sono e atrapalhando a boa convivência entre as pessoas que ama? Então, continue lendo este artigo para entender melhor sobre o assunto. Vem comigo!

Como resolver os conflitos familiares frente a um profissional

Quando a busca por solução para um problema familiar se torna infrutífera e você decide optar pela ajuda de um profissional, é importante que se tenha em mente que alguns posicionamentos perante ao profissional são essenciais para que o tratamento seja eficaz.

Não tenha vergonha de expor seus sentimentos

Muitas vezes as pessoas agem de determinado modo e não sabem que podem estar causando algum mal para quem as amam. Falar o que sente, principalmente em relação ao comportamento dos outros, é muito importante e libertador. Por isso é preciso ter coragem e falar abertamente sobre seus sentimentos durante as consultas.

Concentre-se em encontrar soluções

Um grande erro na busca de soluções para um problema são as acusações ou a necessidade de identificar o culpado da situação. Não caia nessa armadilha! Focar na solução é o melhor caminho para resolver os conflitos familiares.

Converse sobre o problema sem receios

Para chegar a uma solução é importante não ter medo de falar sobre o problema. Por mais doloroso que ele seja, vivê-lo é ainda pior. Esgotar o assunto vai possibilitar uma melhor compreensão de como ele afeta a você e a seus familiares.

Tenha empatia na hora de ouvir 

Por mais que você esteja certo do seu posicionamento, é importante ter consciência para ouvir o ponto de vista do outro. Nestas horas o ideal é estar de peito aberto para entender como o outro se sente, colocando-se até mesmo em seu lugar.

Fale do seu ponto de vista com sinceridade

O ideal em uma sessão de terapia familiar é buscar sempre falar a verdade. Afinal, o problema é real e as soluções têm que ser baseadas na verdade para que tenha sentido a aplicação do tratamento e seus resultados apareçam.

Saiba pedir desculpas quando necessário

Muitas vezes um simples pedido de desculpas diante de uma situação em que o outro foi ferido é a melhor forma de solucionar um desgaste familiar. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade em admitir o erro, mesmo sabendo que deve fazê-lo. Um problema que deve ser trabalhado a cada dia e explorando durante as sessões de terapia.

A hora certa de buscar ajuda para resolver os conflitos familiares

As pressões dos conflitos familiares podem ser resolvidas através da experiência do contato, ou seja, o ato de estarmos sentindo o que está na relação, a consciência do que emerge a cada instante na relação com o outro, pois quando nos relacionamos afetamos e somos afetados pelo ambiente. portanto, nossas capacidades afetivas e motoras se ampliam ou se retraem.

Com auxílio do psicólogo, a família desenvolve habilidades e pensa nos ajustamentos criativos necessários para mobilizar as resistências e fragilidades. Assim, é possível ampliar o olhar na busca da “boa forma” de se relacionar consigo mesmo e com o outro.

Para isso, é preciso despertar para uma nova filosofia de vida, começar a perceber o quanto trazemos de nós desta visão de mundo, o quanto habita em cada um de nós no cuidado consigo e com o mundo, compreendendo-o como uma obra de arte. Essa aspiração, por sua vez, resulta em um conjunto de valores, o que é “bom”, “saudável”, qual o significado de “crescimento”, o que é “família” e o que é um “relacionamento”.

em algumas situações a pessoa sente que sozinha não consegue lidar com os conflitos familiares, e há uma perda de esperança para uma vida familiar harmoniosa e com boa interação. Nesse caso, é preciso que cada um busque ajuda profissional para saber como conduzir seu processo pessoal junto a família. 

o psicólogo é a pessoas mais indicada para mediar esses conflitos. Possibilitará, juntamente com a família, identificar as causas que afetam o relacionamento entre os membros da mesma , indicando um acompanhamento terapêutico a partir da consciência de “si mesmo” e do “outro”.

agora que você já sabe como a psicologia pode ajudar a solucionar os conflitos familiares, conheça os nossos serviços para saber qual mais se identifica com o seu perfil.

 

Hulda Jacob
Psicóloga
Clínica Holos de Saúde e Desenvolvimento Pessoal

Tags:
Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido