Conheça os benefícios da terapia em grupo

A terapia em grupo é um método terapêutico que faz sucesso quando se tratam de alguns problemas específicos, como alcoolismo e vício, e sua prática e disseminação vêm aumentando. Um dos motivos para isso, é que ela apresenta inúmeros benefícios que não só ajudar o paciente com o problema pelo qual ele foi buscar ajuda.
Essa terapia tem se revelado eficiente em estimular que as pessoas compartilhem suas experiências e adquiram novas lições, além de aumentar o envolvimento dos participantes com os problemas e a busca por soluções.
Normalmente, essas sessões terápicas acontecem com no mínimo três participantes que são colocados em uma roda de acolhimento e mediados por um psicólogo, que pode também sugerir dinâmicas e organizar as participações. Nessa roda, eles são estimulados à se abrirem, expor seu problemas e angústias e à escutar e ajudar os outros participantes.
Porém, antes de chegar nessa etapa, o paciente é avaliado e preparado individualmente pelo psicólogo para, depois, ser alocado em um grupo onde haja interesse em comum e se encaixe com seu perfil.
A base de qualquer terapia em grupo é o compartilhamento de experiências e, por isso, pessoas mais introvertidas podem ter dificuldade de se encaixar, mas isso pode ser benéfico e servir de estímulo para que ele possa superar a vergonha.
Alguns outros benefícios são:
– cria laços de amizade
– ambiente confidencial
– melhora as relações sociais e aumenta a auto-estima
– observar e aprender com os depoimentos.
– superar a timidez.
– desenvolver capacidade de falar e ouvir o próximo.
– autoconhecimento e fortalecimento emocional.

Tags:
Categories:

Postado por Clinica Holos

Ideação suicida, nunca minimizar!
tratamento de depressão

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido