Da ciência à Fake News – COVID-19 e os impactos psicoafetivos

Nas últimas semanas, muito se tem falado sobre um assunto que envolve a saúde pública a nível mundial: a contaminação pelo vírus COVID-19 (o Coronavírus) e toda a sua repercussão. Este vírus, que é novidade até para a ciência, causando infecção nas pessoas, ocasionando principalmente doenças respiratórias como gripes, resfriados e até pneumonias. Seus sintomas apresentam-se sob forma de febre, tosse, dificuldade para respirar, e em alguns casos, pode ser letal.

Diante desta questão de repercussão mundial, as plataformas digitais tem se movimentado, se fazendo frequente o recebimento de vídeos e mensagens a respeito deste tema tão alarmante. Porém, WhatsApp, Instagram, Facebook e outros meios estão sendo usados para a disseminação de notícias que, nem sempre são verídicas, as atualmente chamadas Fake News. Entre comunicados de médicos, hospitais e autoridades de saúde com instruções sobre a prevenção, estão circulando vídeos, textos e até piadas com a mesma temática: A pandemia; a prevenção; gravidade e repercussão mundial de saúde e economia – misturando e por vezes distorcendo informações sérias e verídicas.

Do ponto de vista psicológico, a atual condição mundial que vivenciamos, tem causado um “Pandemia de pânico” e de desvelamento do sofrimento de lidar com a necessidade de estar sozinho: olhando para si, seus valores, dessabores, amores, desejos realizados e os deixados para trás e ainda refletindo sobre algo que tendemos a evitar lembrar que existe em nossa vida, que é a possibilidade da nossa finitude e da finitude dos nossos entes queridos. A Psicanálise tem contribuído, cada vez mais, para que haja a elaboração de conteúdos internos que auxiliam na construção de indivíduos autônomos e responsáveis sobre suas escolhas, atos e desejos. Com o tratamento analítico, há a possibilidade de escolher de forma consciente. E, isto inclui tanto a escolha da prevenção a qualquer vírus físico como também a prudência na disseminação de outro vírus, o mental, seja a nível individual ou coletivo.

Categories:

Postado por Clínica Holos

Clínica Holos De Saúde e Desenvolvimento Pessoal.

<a href="https://www.facebook.com/ClinicaHolos/">Facebook</a> | <a href="https://www.instagram.com/clinicaholosba/">Instagram</a>