Dependência emocional

Entre as necessidades humanas para se sentir bem consigo mesmo e com a vida, o afeto é uma das principais. O bem-estar proporcionado pelo carinho e aceitação do outro ajuda o sujeito a se considerar feliz. Mas nem todo envolvimento amoroso é saudável e a dependência emocional é um exemplo de patologia que acontece nas relações.

Comportamentos de apego e carência formam o quadro da dependência emocional, que envolve dificuldade em tomar as próprias decisões, necessidade de aprovação em tudo o que faz e medo de contrariar a opinião do outro.

Uma pessoa insegura tende à dependência emocional, por não se sentir capaz de cuidar sozinha de si mesma. O sentimento de autoestima e independência é construído ao longo das experiências de vida, desde a infância, na forma de se relacionar com os pais e irmãos até à fase adulta, quando tem que lidar com chefes e colegas de trabalho.

Isso mostra que a dependência emocional não atinge somente o namoro ou casamento, pelo contrário, reflete e prejudica todos os aspectos da vida. Ter o controle sobre as próprias emoções e reconhecer suas necessidades e capacidades é o único meio para assumir o controle de si mesmo. E a terapia é uma forma de aprender mais sobre você.

Categories:

Postado por Clinica Holos

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido