Empatia no ambiente profissional

A empatia é fundamental no fortalecimento das relações interpessoais. O termo, que significa “habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa”, também está associado a qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, grupo e cultura. No ambiente corporativo, podemos chegar a conclusão que a empatia entre seus empregados e empregadores, pode se traduzir em melhores resultados profissionais.

A partir do momento que nos colocamos no lugar de um colega, refletindo sobre situações e questões que muitas vezes nunca tivemos que encarar, passamos a fazer um exercício fundamental no entendimento das dificuldades e limitações que o outro tem pela frente. Essa mudança de perspectiva nos torna mais compreensivos à possíveis erros ou dificuldades enfrentadas por outros colaboradores. Organizações que incentivam a empatia entre seus funcionários e líderes geram mais coesão e alinhamento no trabalho.

Ser empático (ou tornar-se uma pessoa empática) é um exercício diário. Aprender a ouvir o outro, respeitar sentimentos, opiniões e diferenças são apenas alguns dos comportamentos que devemos assumir se quisermos nos tornar pessoas (e profissionais) mais empáticos. Importante diferenciar a empatia da simpatia: enquanto a pessoa simpática está associada à capacidade que ela tem de compreender e identificar sentimentos e emoções de outras pessoas, a empatia é mais profunda, vai além do reconhecimento do estado emocional do outro.

Se coloque no papel de outro! Vamos tentar?

Tags:
Categories:

Postado por Clinica Holos

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido