Como identificar os estágios da depressão?

De origem psicológica, emocional ou ambiental, a depressão pode se manifestar por diversos sintomas e com intensidades diferentes, dependendo do estágio da doença em que a pessoa se encontra. E você sabe quais são os estágios da depressão?

Quando uma pessoa está deprimida é comum apresentar constante mau humor, o que geralmente é confundido como parte da sua personalidade. Mas, há uma diferença quando alguém está mal-humorado ou sofre de depressão. Apesar do humor deprimido ser a principal característica da enfermidade, existem outros sintomas que acompanham a doença.

O que é depressão?

Todo mundo passa por momentos difíceis na vida, situações onde o desânimo e a tristeza aparecem, mas passados alguns dias, as adversidades são superadas e logo é possível seguir em frente. Porém, quando a pessoa sofre de depressão é mais difícil se restabelecer em tão pouco tempo.

A depressão é um transtorno psiquiátrico que atinge pessoas de qualquer faixa etária. Ela ocorre quando há diminuição de neurotransmissores, como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. É caracterizada por tristeza profunda e sentimento de desesperança. Pode durar semanas, meses ou anos,

Sintomas mais comuns da depressão

Cada vez mais pessoas são acometidas pela depressão. Algumas convivem com a doença por algum tempo sem sequer ter conhecimento. Seja gerada por gatilhos externos (ambiente desfavorável) ou internos (abalos emocionais ou psicológicos), existem sintomas comuns que permitem identificar essa doença:

• Cansaço e fadiga;
  • Dores no corpo;
  • Tristeza e procrastinação;
  • Baixa autoestima;
  • Sentimento de culpa e inutilidade;
  • Alteração do apetite;
  • Atenção e concentração prejudicadas;
  • Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas.

A depender de qual dos estágios de depressão você esteja enfrentando, os sintomas podem aparecer com maior ou menor intensidade. O período de duração da doença também difere de um estágio para o outro.

Então, em caso de suspeita de depressão a melhor alternativa é buscar acompanhamento médico. Quanto mais cedo for diagnosticada, será mais fácil atuar na recuperação. Além disso, se não tratada, a depressão pode evoluir de um quadro leve para o estágio mai grave.

Estágios da depressão

A depressão pode ser manifestada de diversas formas e é desencadeada por fatores genéticos, hormonais, químicos, entre outros. Uma pessoa pode ficar depressiva devido a traumas de infância, desgaste emocional, situações de perda, e vários outros motivos. Os estágios da depressão são: leve, moderado e grave.

Estágio leve – essa é a fase mais branda da depressão, onde a pessoa consegue realizar as atividades cotidianas, sem que seu desempenho seja diretamente afetado. Pode durar até seis meses, sendo essencial buscar ajuda médica antes da intensificação dos sintomas, para evitar o agravamento da doença.

Estágio Moderado – neste estágio a realização das tarefas diárias é prejudicado. O desgaste físico é muito maior, provocando o aumento do nível da fadiga. Assim, a pessoa não consegue reagir de maneira normal. Os relacionamentos interpessoais se tornam mais difíceis, devido à impaciência e irritabilidade que o deprimido possui.

Estágio Grave – é o período mais delicado da doença, marcado pela incapacidade de realizar qualquer atividade. A prostração, o descontrole e o isolamento social são bem característicos desta fase. É um estágio que inspira cuidado redobrado, pois podem surgir pensamentos suicidas.

A importância de buscar ajuda profissional

Independentemente do estágio de depressão em que o paciente se encontra, é imprescindível que procure a ajuda de profissionais capacitados para tratar desta enfermidade. O tratamento irá proporcionar:

• Melhor qualidade de vida;
  • Identificação e tratamento das causas da doença;
  • Melhora dos relacionamentos interpessoais, e;
  • Aumento da autoestima.

Por isso, se você suspeita de depressão não deixe de procurar ajuda especializada. Por mais que amigos e familiares sejam importantes para dar o suporte emocional que precisa, o psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra, são profissionais que podem indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Se identificou que está vivendo algum dos estágios da depressão, saiba quais são os tratamentos indicados aqui.