Higiene mental: entenda a importância de cuidar da saúde da mente!

“Mente sã, corpo são! ” Esta é com certeza uma grande verdade. A nossa qualidade de vida está diretamente ligada à maneira como cuidamos da nossa mente adotando hábitos saudáveis.

E se hábitos saudáveis são uma necessidade para a saúde da mente, a Higiene Mental é o ramo da medicina que se propõe a encontrar o melhor caminho para atingir esse propósito.

Então, você deve estar se perguntando: por que é importante cuidar da saúde da mente? Cuidar da saúde da mente é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças de cunho mental como, a ansiedade, a depressão e a síndrome do pensamento acelerado.

É o equilíbrio psicológico adquirido através da prática da higiene mental que vai te fortalecer e ajudar a enfrentar a rotina do dia a dia que cada dia mais estressante. Por isso, trouxemos 5 dicas de como aplicar a higiene mental no dia a dia.

1. Inicie uma higiene mental

Quando relembramos momentos ruins, é como se estivéssemos revivendo as experiências desagradáveis novamente. Assim, podemos considerar que existe uma ferida dentro de nós que não consegue cicatrizar por estar sendo aberta constantemente.

Uma das técnicas para trabalhar a higiene mental no dia a dia é efetuar uma limpeza mental, deixando os pensamentos negativos de lado.

Essa limpeza consiste em se desfazer daquilo que nos faz mal. Para isso, é necessário evitar pensamentos negativos, hábitos ou lembranças de acontecimentos que causaram ou que podem causar sofrimento. 

2. Comece uma nova dieta 

Assim como se desfazer dos pensamentos ruins, é preciso se abastecer de uma dieta rica em alimentos que façam bem. Que tragam sentimentos de paz e de felicidade. 

Assim, o hábito de ouvir músicas, ler, assistir um filme são essenciais para quem quer fazer um verdadeiro detox na mente. Mas atenção, a seleção dos conteúdos é de suma importância, ele é tão importante quanto o veículo a ser utilizado.  

Os conteúdos devem falar de coisas boas com as quais você se sinta bem. Coisas que estimulem o fortalecimento de uma cultura positiva. 

3. Tenha uma atitude positiva

Não adianta somente estar envolto em uma aura positiva. Para a manutenção da higiene mental, é preciso pôr as mãos na massa.

Se você tem o hábito de se lamentar por tudo que acontece de errado na sua vida ou achar que tudo é impossível de ser feito, pare agora. Uma postura vitimista ou pessimista não ajuda na higiene mental. Cultive uma atitude positiva.

4. Realize atividades sociais

O ser humano não foi feito para viver só. Isso se aplica a você também! Cultive o hábito de sair com seus amigos. Faça atividades em grupos. 

Manuais ou físicas, as atividades em grupos trazem muitos benefícios, como a melhoria da convivência social, diminuição do risco de depressão e aumento da motivação.

5. Descanse bem

O descanso é essencial. Ele repõe as energias que foram gastas durante o dia. Uma boa noite de sono dá o ânimo necessário para que as atividades sejam feitas com mais energia, foco e clareza. 

Bem, agora que você já sabe como é importante manter o corpo e mente saudável, além de entender como incorporar hábitos para cuidar da sua higiene mental, não deixe de praticar as nossas dicas. Tenho certeza que estes hábitos trarão grandes mudanças para sua vida!

Gostou deste artigo? Então, siga o nosso perfil no Facebook para não perder nenhuma dica sobre o tema!

Tags:
Categories:

Postado por admin

Cancer de Mama

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido