Perca a insegurança no amor e tenha uma vida mais feliz a dois!

Como vai o seu relacionamento? Todo casal passa por altos e baixos, mas a insegurança no amor pode ser um gatilho para que a crise se instaure. Então, pondere antes de tomar qualquer atitude e mantenha um relacionamento saudável.

A vida a dois requer renúncias e reconhecimento de posturas que ajudam na harmonia do casal. No entanto, quando há insegurança o diálogo fica comprometido, as brigas se tornam constantes e manter o equilíbrio já não é uma tarefa tão fácil. Então, o que fazer para vencer os desafios no amor?

Sinais de insegurança no amor

O ciúme excessivo é um sinal de insegurança no amor. A pessoa começa a imaginar situações, cobrar uma postagem ou curtida nas redes sociais, mexer no celular do outro, ou seguir o companheiro. Isso causa desgaste no relacionamento, e se não houver mudança de postura, possivelmente causará o término da relação.

Quando um dos parceiros não possui autoconfiança começa a tentar controlar o outro. Cronometrar o tempo de chegar em casa, saber cada passo, afastar a pessoa dos amigos, enfim, uma série de atitudes que demonstram de alguma forma que o controlador se sente ameaçado.

Querer chamar a atenção também demonstra insegurança. É natural desejar ser notado pela pessoa amada, mas ficar o tempo todo criando situações para ser o centro das atenções ou cobrar o tempo todo demonstrações de afeto pode irritar a pessoa amada. Por isso, manter o autocontrole ajuda a preservar a relação.

Origem das inseguranças

No começo do relacionamento é natural que surjam algumas dúvidas, que fazem a pessoa se sentir um pouco insegura, mas, à medida que os amantes se conhecem e os laços vão se fortalecendo, a tendência é que a insegurança no amor diminua. Porém, ela persistirá se você:

  • Já foi traído anteriormente e ainda não superou esse trauma;
  • Costuma buscar a realização através da outra pessoa;
  • Percebe que seu parceiro está sendo frio e não dialoga;
  • Não expõe os sentimentos com medo de se machucar.

Geralmente a pessoa que tem insegurança já passou por alguma situação embaraçosa em relacionamentos anteriores e reflete suas experiências na relação atual. Mas, você deve pensar que as pessoas são diferentes e que as frustrações vividas no passado não necessariamente terão que se repetir.

Colocar muita expectativa no outro gera frustração. Lembre-se que a outra pessoa pode ser tão falha quanto você, e em algum momento pode te decepcionar. Por isso, reflita sobre suas atitudes e seja mais tolerante. Antes de tudo se ame e se cuide.

Se você sente que seu parceiro tem agido friamente ou percebe alguma mudança significativa na relação, não adie o diálogo e busque ajuda profissional, se necessário. A terapia pode ser uma excelente solução para ajudar casais em crise.

Dicas para recuperar a segurança no amor

Se você tem vivido momentos difíceis por conta da insegurança no amor, está na hora de tomar novos rumos e mudar essa situação. Então, comece com simples atitudes:

  • Busque o autoconhecimento – assim você vai compreender melhor os seus limites e evitar brigas desnecessárias.
  • Mantenha sua autoestima elevada –  aprenda a gostar de si mesmo, de sua companhia.
  • Se valorize – não se arrume apenas esperando elogios do parceiro ou parceira. Sinta prazer em estar produzido(a).
  • Haja com consciência – foque no que é real. Não faça suposições infundadas.

Se você tem percebido que seu relacionamento se encontra numa fase delicada, procure a orientação de um profissional. Ele vai te orientar e ajudar a entender melhor os motivos do conflito, para buscar alternativas de resolução para esses impasses, trazendo à luz o que tem te causado a insegurança no amor.

Se precisa de ajuda especializada para vencer o medo e a insegurança no amor, não hesite! Conheça os nossos tratamentos e veja qual melhor se adequa ao seu perfil.

Tags:
Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido