O poder da amizade em tempos de Covid-19

A relação de amizade tem um poder grandioso sobre nossas vidas, as vezes nem paramos para observar o papel que um amigo verdadeiro tem para nós, além das boas características que se tem um bom amigo. O início da nossa vinculação de amizade ocorre em nossa infância no momento em que cortamos o cordão umbilical com a nossa família, ou seja, a família deixa de ser nosso primeiro contato social e passamos a nos relacionar com outras pessoas, a partir deste momento nossa vida ganha um novo sentido. Ela tem uma força sublime de nos ajudar com a formação da nossa identidade, auto estima, valores morais, nos ensina a nos conectar uns com os outros, a nos sentirmos pertencentes a um grupo, desenvolve em nós a empatia e nos trazem saúde emocional.

O amigo é família que escolhemos e ela nos leva a construir uma base relacional muito profunda, é um amor livre e ao mesmo tempo tão presente. Quando nos tornamos adultos e com bases nas experiências que tivemos no decorrer do nosso desenvolvimento, vamos ficando cada vez mais seletivos quanto aos nossos amigos, e eles se tornam referências de nós mesmos. São pessoas que estão disponíveis para nós em amor, cuidado, fortalecimento e proteção. Não ter um amigo é tão perigoso quanto o uso de cigarros e bebidas alcoólicas em excesso, segundo estudos de cientistas americanos para revista Plos Medicine. Do ponto de vista psicológico a relação de amizade é de extrema importância para o indivíduo, pois nós somos seres relacionais, sociais nascemos para termos contatos uns com os outros, e o papel do amigo é nos trazer um lugar de confiança e de amor incondicional, é uma relação reciproca que nos levar a gerar bons sentimentos, esperanças em meio a dificuldade, presença em meio a solidão, solidariedade empatia nos ensina a sermos mais amáveis e respeitosos, preenche o nosso tempo com compartilhamentos e experiências e nos aceita como somos, além de nos empoderar para aquilo que poderemos ser.

Neste momento o qual estamos vivenciando de isolamento social devido ao COVID-19, estamos passando por um processo muito grande de reflexão acerca da nossa vida, o que podemos visualizar nas redes sociais são diálogos e memes que refletem os anseios que temos em nossas almas pelas pessoas amadas que não estamos podendo ter contato físico, principalmente as saídas com os nossos amigos. Hoje estamos vivendo a realidade virtual e graças a tecnologia que tem seus aspectos positivos quanto negativos, nos traz a possibilidade de estarmos em contato com os que estão distantes, porem estávamos usando essa ferramenta de maneira negativa em nossas reuniões com os nosso amigos, o que era para aproximar os que estavam longe acabou afastando os que estavam perto, era visível observar as mesas em bares e restaurantes a grande maioria em seus celulares ao invés de desfrutar da presença uns dos outros.

Sempre trago a reflexão aos meus pacientes acerca dos processos que passamos em nossas vidas e que todo processo tem um propósito e um dos propósitos que podemos observar acerca desse isolamento é o fato de estarmos presentes não só de corpo, mas com todos os nossos sentidos em nossos vínculos, que saibamos aproveitar a companhia dos nossos amigos, que é tão benéfica para nós que somos seres relacionais.

O processo nos leva para um nível mais alto de evolução como ser humano e em tudo temos um aprendizado. A amizade é uma relação poderosa em todo os sentidos como vimos acima, agora vamos abrir para uma reflexão: como anda seu círculo de amizade? Você tem sido disponível inteiramente para seus amigos?

Não podemos deixar que nossa rotina diária e que o celular nos afaste dessas pessoas que tem um papel tão importante em nossas vidas em todas as nossas estações e processos.

Categories:

Postado por Clínica Holos

Clínica Holos De Saúde e Desenvolvimento Pessoal.

<a href="https://www.facebook.com/ClinicaHolos/">Facebook</a> | <a href="https://www.instagram.com/clinicaholosba/">Instagram</a>