O que é câncer de próstata e como tratar

O que é câncer de próstata?

Se você tem dúvidas sobre o que é câncer de próstata, saiba que ele é o segundo câncer mais comum entre os homens, estando logo atrás do câncer de pele, que é o primeiro e mais frequente. É caracterizado pela formação de um tumor que só atinge os homens, pois somente estes possuem a glândula prostática. 

A próstata fica localizada próxima à bexiga e é responsável pela produção do líquido que compõem o sêmen, vale ressaltar que essa não é responsável pela ereção e nem pelo orgasmo masculino, porém a sua função é tão quanto importante para que esses fenômenos aconteçam.

Agora que você já sabe o que é câncer de próstata, veja como preveni-lo e como tratá-lo. Continue a leitura com a gente!

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor forma de se prevenir o câncer de próstata é realizando consulta com o urologista. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os homens com idade a partir de 50 anos devem realizar o exame de PSA e realizar também o exame de toque, anualmente. Caso tenha antecedentes familiares de câncer, recomenda-se que as consultas com um urologista comecem aos 45 anos. Contudo, nada impede que os homens realizem consultas antes dessas idades recomendadas.

Quais são os tratamentos recomendados para o câncer de próstata?

Agora que você já sabe o que é câncer de próstata e como preveni-lo, entenda as formas de tratamento para esta doença.

O tratamento para esse tipo de câncer acontece de forma específica para cada fase da doença. Por isso a consulta com o profissional médico urologista é de extrema importância para que seja definida a conduta de tratamento. Existem possibilidades como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que serão definidas de forma individualizada para cada paciente.

Além dessas possibilidades de tratamentos, inclui-se a presença de fisioterapia e psicoterapia para auxiliar na recuperação e evolução de cura.

Como a psicologia atua no tratamento do câncer de próstata?

A psicoterapia entra como um forma de tratamento muito importante, no qual é oferecido ao paciente um espaço para que possa falar sobre o processo de doença e elaborar junto com o psicólogo as demandas que cercam esse contexto de saúde/doença.

Tags:
Categories:

Postado por Tarcisio Martins

Psicanálise/ TCC