Toda pessoa por mais forte que seja, tem seus momentos de fragilidade. Diante dos problemas que enfrentamos no dia-a-dia e das adversidades encontradas seja no campo familiar, no ambiente de trabalho, ou na vida sentimental, é preciso ter resiliência para não perder o ânimo. Logo, entender porque fazer terapia pode ser um fator determinante nesse momento.
Às vezes nos tornamos limitados pelos problemas que enfrentamos, mesmo quando encontramos um “ombro amigo” para nos ajudar. E é nesse momento que precisamos buscar ajuda profissional, antes que uma pequena dor ou ressentimento agrave um possível problema psicológico ou emocional, que se tratado no início, pode causar danos menores. A terapia, nesse sentido, assume um importante papel na vida das pessoas.
É através da terapia que o indivíduo passa a se situar melhor diante dos conflitos, já que as técnicas utilizadas para o tratamento o ajudam a enxergar e dimensionar seus problemas sob outra perspectiva, que não a pessimista como é comum na maioria das pessoas que sofrem psíquica, sentimental ou emocionalmente. Buscar ajuda profissional muitas vezes requer:
- Encorajamento – para vencer os medos;
- Quebra de preconceitos – para reconhecer as dificuldades;
- Autoconhecimento – para perceber que algo não vai bem;
- Aceitação do problema – para se direcionar ao tratamento necessário.
Mas afinal, porque fazer terapia?
A terapia ou psicoterapia é uma ferramenta utilizada pelos psicólogos, terapeutas ou psicoterapeutas para auxiliar pessoas com problemas emocionais, psicológicos ou comportamentais. Com ela, os profissionais da área ajudam o paciente a:
- Se conhecer melhor;
- Olhar por outro prisma o mundo que o cerca;
- Conviver melhor com situações adversas;
- Melhorar o relacionamento consigo e com as outras pessoas.
Existem alguns tipos de terapia e métodos específicos para cada tipo de caso e de personalidade, como a psicanálise – onde o paciente deita no divã e expõe seus problemas; a gestalt terapia – na qual os pacientes são analisados com base no meio em que vivem, entre outras.
Porque fazer terapia se não tenho problemas psicológicos?
Existem vários questionamentos que são feitos a respeito da terapia e de sua finalidade. Mas, em grande parte, as especulações criadas são de forma errônea. Se você já se perguntou porque fazer terapia, deve ter passado por um turbilhão de pensamentos como:
- Por que fazer terapia se não tenho transtornos mentais?
- Como um estranho pode ajudar a resolver meus problemas?
- Será que estou sendo fraco em procurar um terapeuta?
- Vai valer a pena gastar dinheiro e perder tempo com terapia?
A terapia é muito benéfica para pessoas que enfrentam problemas rotineiros, e que não conseguem superá-los ou conviver bem com eles. É preciso tratar a fonte da dor existente para gerar a saúde da mente.
Assim, uma das primeiras barreiras a serem vencidas é o preconceito. Buscar tratamento terapêutico não é sinônimo de fraqueza, loucura ou incapacidade diante dos problemas, mas sim uma conscientização da necessidade de buscar ajuda profissional a fim de vencer a dor, prevenir novas crises e mudar o foco dos problemas.
As pessoas geralmente buscam a terapia para superar alguns conflitos comuns, como:
- A morte de um familiar ou ente querido;
- A perda do emprego;
- Uma traição ou separação;
- Desgastes nos relacionamentos;
- Abuso de substâncias tóxicas (álcool, drogas);
- Falta de prazer em viver.
Se já sabe porque fazer terapia, então o que te falta?
Se você quer vencer a dor, sobreviver em meio às crises e ser portador de bem-estar e felicidade, então entende porque fazer terapia. Jamais permita que o medo e o preconceito te façam refém a ponto de impedir seu sucesso na vida. Comprometa-se consigo mesmo e ganhe mais qualidade de vida. Seja autor da sua felicidade e decida sobre fazer terapia agora mesmo.
Ou, se você quer saber exatamente do que precisa antes de iniciar um tratamento terapêutico, consulte os nossos serviços e veja o que melhor se adequa ao seu perfil.