Entenda tudo sobre a psicologia da gestalt

A psicologia da gestalt surgiu em resposta a necessidade do cérebro humano de interpretar o mundo ao redor o mais rápido possível. Essa interpretação é essencial para a nossa sobrevivência, e ocorre principalmente através da visão. Nesse sentido, a gestalt, que significa forma, configuração ou característica, é utilizada para trazer à tona os mistérios ocultados em nossa mente.

Gestalt é uma doutrina que compreende os processos psicológicos a partir da percepção humana. E essa percepção não se dá com a observação de pontos isolados, mas do todo.

Para se adaptar ou mudar a realidade a sua volta, o ser humano precisa se posicionar diante das tensões existentes. Mas, algumas pessoas não conseguem ter êxito diante das adversidades, justamente porque seu estado psicológico ou emocional pode estar abalado.

Então, em busca de proporcionar melhor qualidade de vida, a gestalt auxilia o paciente a compreender como ele é afetado pelo presente, para saber como agir em meio a um conflito interno ou situação de estresse. Ele é estimulado a enxergar a realidade a sua volta por outro prisma, com base na visão de mundo que possui.

A psicologia da gestalt

Agora que você conhece a gestalt, que tal saber sobre a gestalt na psicologia? A psicologia da gestalt auxilia o paciente com problemas psíquicos a enfrentar suas crises. Para isso, estimula-se a consciência crítica do sujeito, observando suas perspectivas em relação ao conflito. Assim é possível orientá-lo nas dificuldades diárias.

Os psicólogos e psicoterapeutas utilizam a psicologia da gestalt para ajudar os pacientes que passam por problemas psicoemocionais diversos a:

  • Ter uma nova visão de si mesmo;
  • Desenvolver suas potencialidades;
  • Traçar novas estratégias para vencer as adversidades;
  • Controlar as emoções diante do estresse ou conflito.

A psicologia da gestalt é um avanço no tratamento de problemas psicológicos e emocionais, pois o foco de atenção do terapeuta não é o problema, mas sim o paciente.  A psicologia da gestalt entende que as pessoas não podem ser vistas como seres isolados, e sim fruto do meio em que vivem e das interações socioculturais que estabelecem ao longo da vida.

Por isso, o terapeuta se preocupa com o todo – desvendar o ser humano em suas peculiaridades, que são construídas principalmente por:

  • Relacionamentos interpessoais;
  • Ambientes frequentados;
  • visão de mundo que possui.

Leis da gestalt

As leis da gestalt ajudam o paciente a direcionar o olhar na perspectiva correta. É possível trabalhar suas limitações através da observação de características básicas de algumas imagens. Para isso, o terapeuta utiliza técnicas que “treinam o olhar”. As principais leis são:

  • Unidade: ajuda a pessoa a interpretar a forma, preencher os espaços vazios instintivamente, e a perceber a situação com maior clareza;
  • Semelhança:  são características visuais próximas ou idênticas de um elemento. Permite que ele seja associado a uma mesma família;
  • Proximidade: refere-se as partes próximas que tendem ser vistas como pertencentes a um mesmo grupo;
  • Continuidade: é a preferência das pessoas por formas sem interrupção, o que facilita a previsão do movimento da forma.
  • Pregnância da forma: para que haja melhor percepção, a forma deve ter construção simples;
  • Clausura: a figura possui limites bem marcados;
  • Fechamento: imagens abertas ou vazadas são interpretadas pela nossa mente como um elemento completo.

Terapia gestalt

Sua mente tem sido atacada pelas pressões diárias? Está passando por problemas conjugais, estresse no trabalho, dificuldades familiares? É hora de cuidar da sua saúde psicoemocional. A terapia gestalt pode ajudar a minimizar ou sanar os danos psicológicos causados pelo enfrentamento de situações difíceis.

O tratamento terapêutico pode ser o melhor indicado, pois te ajuda a:

  • Reconhecer sua identidade;
  • Desenvolver seu potencial humano;
  • Ter melhor relacionamento interpessoal; e,
  • Enxergar traços importantes da personalidade que estão ocultos.

A depender do grau de dificuldade, a psicanálise, a terapia cognitivo comportamental, a psicoterapia sistêmica familiar e outras, em conjunto com a gestalt, podem te ajudar a vencer a dor. Por isso, cuide de um dos seus maiores bens:  sua saúde mental. Se acha que precisa de ajuda, não exite: faça terapia.

Agora que já conhece a psicologia da gestalt, veja os profissionais que trabalham com essa especialidade na Clínica Holos.

Tags:
Categories:

Postado por admin

Cancer de Mama

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido