Saiba o que é psicoterapia breve e quais os benefícios desse tratamento!

Quem resolve dar início a um acompanhamento psicológico pode escolher diferentes tipos de técnicas e uma delas é a psicoterapia breve. Esta é uma modalidade de tratamento psicológico que tem como característica o limite de tempo estabelecido e a ênfase no trabalho com um foco, que pode ser determinado como o principal problema que motiva o indivíduo a buscar ajuda de um terapeuta.

Características da psicoterapia breve

A psicoterapia breve tem origem na psicanálise e, em termos técnicos, está alicerçada no tripé: foco, estratégias e objetivos. O prazo máximo para este tipo de abordagem, convencionalmente, é de um ano, podendo durar meses ou algumas sessões.

No entanto, a duração do processo também dependerá da problemática do paciente e de seus recursos, além da experiência e da formação profissional nesta modalidade de tratamento.

É importante destacar que não é a longa duração que irá garantir tudo o que é necessário para um bom tratamento, seu progresso, sua profundidade, e qualidade da experiência vivida entre o terapeuta e paciente é que são os fatores determinantes.

Nesse contexto, A Psicoterapia Breve não se propõe à conduzir uma reestruturação da personalidade do paciente, principalmente por trabalhar com focos determinados e prazos previamente estabelecidos, de forma a limitar o objeto do trabalho terapêutico.

Principais diferenciais da psicoterapia breve ante as demais abordagens da psicologia

Enquanto a psicanálise se refere, como o próprio nome indica, a um processo de análise e não tem necessariamente uma queixa, a psicoterapia breve determina um único objetivo, um único enfoque. Ou seja, se inicia por causa de uma queixa, um sintoma já manifesto.

Nesse contexto, como dissemos anteriormente, a principal diferença da psicoterapia breve em relação às demais é o tratamento com foco específico, tempo determinado e um objetivo a ser trabalhado. Somente um psicólogo ou psicoterapeuta deve possuir formação específica na área.

Os resultados desse tipo de modalidade terapêutica se mostram bastante eficazes, podendo se observar melhorias significativas já nos primeiros meses do tratamento. O motivo é que as psicoterapias com tempo limitado costumam ser levadas a termo com mais frequência do que as psicoterapias de duração não limitada.

Para quais problemas a psicoterapia breve é indicada?

A psicoterapia breve é uma opção que deve ser levada em consideração por aqueles que reconhecem necessitar de ajuda terapêutica, mas que não querem ou não podem fazer um acompanhamento mais longo.

Como os pacientes, na maioria das vezes, procuram tratamento psicológico porque o sofrimento já incomoda bastante, esta é uma maneira de conseguir alívio num curto período de tempo. A terapia breve permite ao indivíduo entrar em contato com vários segmentos de sua vida e personalidade para superar a crise emocional.

Procurar por uma psicoterapia não é sinal de fraqueza, desequilíbrio ou incompetência para enfrentar os problemas e conflitos pessoais, mas sim uma maneira de reconhecer que todos são sujeitos a limitações diante das diversas situações (muitas vezes inesperadas) que a vida nos impõe.

Sentimentos de impotência, baixa autoestima, falta de iniciativa, pessimismo, desesperança, ansiedade, dores constantes e sem motivo físico, insônia ou excesso de sono e outros sintomas físicos e psicológicos podem ser um sinal de que chegou a hora de buscar ajuda terapêutica.

Se você quer começar o tratamento de psicoterapia breve o mais rápido possível, clique aqui e agende uma consulta!

 

* Colaboração da Psicóloga Satya Reis.

Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido