Saiba como lidar com a Síndrome pós-férias

Acordar cedo, fazer as lições de casa, colocar o material em ordem. A volta às aulas pode ser uma dor de cabeça para pais e filhos. Nesse contexto tem surgido com mais frequência nas consultas dos psicólogos casos de Síndrome pós-férias.

Essa síndrome é caracterizada por um conjunto de sintomas e sinais que podem acompanhar esse período de readaptação do relógio biológico e de reajuste do ritmo de vida na volta às aulas. Tristeza, apatia, sono, irritabilidade, cansaço, falta ou excesso de apetite e problemas de concentração são os sintomas mais comuns, segundo os especialistas. Na grande maioria dos casos  eles desaparecem em poucos dias ou em duas ou três semanas, nos casos mais extremos.

Para prevenir o estresse nesse período, a nova rotina deve ser planejada com tranquilidade e colaboração. Para tornar esse momento mais fácil algumas sugestões podem aliviar o estresse e a tristeza nos primeiros dias e valem tanto para os pais, quanto para os filhos:

  • Evite postura impaciente no trabalho e também a permissividade com as crianças. O melhor é aguardar que a rotina se restabeleça e tentar, como indicam os especialistas;
  • Os pais devem enfatizar o lado positivo de voltar às atividades escolares. Pois, na escola as crianças voltarão a encontrar seus amigos, irão se divertir com eles nos intervalos e retomarão suas atividades extra-escolares preferidas. Agindo com tranquilidade e positivismo as crianças também irão se adequar à sua vida cotidiana e será mais fácil para elas.
  • Separe um tempo para passar com as crianças, nem sempre é possível, mas ler um livro ou um quadrinho, jogar um jogo ou ver um filme calmo antes de dormir pode ajudar a manter o elo familiar e ainda distrai após um dia de trabalho. A retomada da rotina depois das férias não pode implicar não ter mais espaço para o descanso e brincadeira.
Categories:

Postado por admin

A psicanálise em tempos de carnaval
Viciado em games pode ser distúrbio da mente

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido