A sensação de bolo na garganta pode ser de alguma doença psicológica?

Você já ouviu falar ou já teve a sensação de bolo na garganta? Trata-se de uma impressão de que há algo preso a ela, levando você a engolir com dificuldade e ao continuar tentando fazer isso, sua garganta vai se estreitando cada vez mais.

Este é um sintoma de ansiedade que faz com que o indivíduo tenha a sensação constante de que sua garganta vai fechar, e de que não vai mais ser possível respirar. Mas, ainda que isso pareça real, não acontecerá na realidade.

Além da ansiedade, a sensação de bolo na garganta pode ocorrer por diversos motivos e, em alguns casos, é fundamental procurar ajuda médica.

O que pode causar a sensação de bolo na garganta?

Esta sensação pode ser causada por questões físicas, como refluxo gastroesofágico, problemas na tiróide, edema da glote, distrofia miotônica, alergias alimentares e até mesmo câncer. Porém, muitas vezes, o sintoma é psicológico e ocasionado por ansiedade ou estresse.

Boa parte das pessoas que sofrem com a sensação de bolo na garganta expressa a impressão de sufocamento. No entanto, é importante sempre ter em mente que isto não passa de um sentimento, não é real.

Pessoas muito ansiosas e tensas costumam desenvolver esse tipo de sintoma, ocasionado por contrações musculares involuntárias. Além disso, uma má alimentação, baseada em gorduras e frituras em excesso e longos períodos sem se alimentar, falta de sono regular, consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas são fatores que podem piorar este quadro.

Se depois de feitos todos os exames para enxergar as causas físicas do problema, nada foi encontrado e este aperto na garganta continua se manifestando com freqüência, é muito provável que ele esteja mesmo relacionado à ansiedade.

Por isso, é imprescindível que o indivíduo procure uma ajuda psicológica. Afinal, este é um sinal de que algo na vida daquela pessoa está deixando-a ansiosa e ela não está sabendo como resolver.

Como lidar com o transtorno da ansiedade? A psicoterapia ajuda?

Em um certo nível de controle, a ansiedade pode até mesmo ser considerada saudável, já que o medo nos auxilia a evitar comportamento impulsivos, por exemplo. Mas a partir de que momento ela pode fazer mal e causar preocupação?

Para conhecer mais sobre o transtorno de ansiedade, clique e veja o artigo “Eu tenho ansiedade? Confira os sintomas do transtorno”.

A ansiedade passa a ser considerada patológica quando, por um longo período de tempo, a pessoa não consegue mais identificar o que está lhe causando medo e angústia em determinada situação e tende a interpretar situações normais como eminentemente perigosas ou catastróficas.

A partir do momento em que a ansiedade passa a paralisar o indivíduo, ocupando boa parte de seu tempo, consumindo energia e trazendo limitações à vida diária, significa que ela já ultrapassou os limites do natural e chegou a hora de procurar ajuda.

A psicoterapia é a intervenção mais eficaz para lidar com o transtorno de ansiedade e, em alguns casos, pode também ser combinada com medicações prescritas por médicos especializados.

Através do diagnóstico correto e de muito diálogo, o psicoterapeuta encontra, junto com o paciente, as verdadeiras razões que levam à crise de ansiedade e o tratamento para este tipo de reação que desencadeia o transtorno.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, a ansiedade pode ser facilmente controlada se o paciente realmente se dedicar e tiver interesse em se livrar deste sofrimento.

A psicoterapia se aprofunda no íntimo dos pacientes e faz com que eles enxerguem em si mesmos o que precisa ser mudado. É um processo que nem sempre é fácil, mas é totalmente possível.

Descubra os benefícios da terapia de casal e entenda como ela funciona!
Conheça as causas da insônia e como encontrar o melhor tratamento!
Higiene mental: entenda a importância de cuidar da saúde da mente!