A efetuar uma consulta clínica de nutrição o indivíduo fará uma avaliação completa objetivando a elaboração de um plano alimentar personalizado.

A consulta com um nutricionista pode ser feita por qualquer indivíduo que queira melhorar a qualidade de sua alimentação: crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, esportistas, ou pessoas que apresentem transtornos alimentares, obesidade, vegetarianos, casos de pós-operatório de cirurgia bariátrica, diabéticos, portadores de câncer, desnutridos, dislipidemias, casos de doenças inflamatórias intestinais, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, síndrome do intestino curto, hipertensão arterial, gastrite, celíacos e insuficiência renal.

Uma alimentação balanceada pode diminuir o stress, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde.

O importante é lembrar de que uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O acompanhamento de um profissional auxilia muito no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é sempre bom o auxílio de um nutricionista, que poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada.