A Psicoterapia é um processo de autoconhecimento. Ela é exercida por psicólogos, profissionais da área de saúde, devidamente treinados e habilitados a estimular o indivíduo a curar sua psique.

O trabalho psicoterapêutico é baseado na escuta clínica dos problemas, conflitos e angústias do paciente, buscando o diálogo no qual está em perspectiva a condição existencial e as possibilidades de desenvolvimento, assim como eventuais dificuldades de planejamento e construção de projetos individuais.

Assim, a psicoterapia estimula o equilíbrio psíquico, físico, mental, emocional, espiritual e social do indivíduo, apoiando-o para que ele alcance harmonia e equilíbrio.

A palavra Terapia é originária da Grécia de “therapeia-as” e “therapeúein” cujos significados são: servir, honrar, assistir, cuidar e tratar.

Apesar da similaridade humana todo indivíduo é único. Por isso, cada processo de psicoterapia é singular e personalizado, possuindo ritmo, potenciais emocionais, físicos e intelectuais singulares. Sendo assim, os tratamentos psicoterápicos variam em tempo de duração e em metodologia.