Síndrome Burnout – Quando o desgaste profissional ultrapassa um simples estresse

Você sabia que o esgotamento profissional pode ser uma síndrome? Conhecida como Síndrome Burnout, a doença é originada a partir da fadiga mental e física, provocadas pelo estresse do trabalho.

A rotina cansativa que a maioria dos profissionais enfrentam, seja devido ao excesso de trabalho, ou pelos desafios impostos pelos cargos e atividades desenvolvidos, ou ainda pela pressão de poder perder o emprego a qualquer momento, são fatores que podem e estão mexendo com a psiquê de muitas pessoas.

Já é reconhecida pelos médicos, a Síndrome Burnout é um fator de risco para muitos brasileiros, e pede atenção principalmente quando se diz respeito ao desgaste psicológico, já que esta pode desencadear outras doenças, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

Sintomas da Síndrome Burnout

O corpo dá vários sinais que são fundamentais para identificar a Síndrome Burnout, e quando percebidos, deve-se ficar alerta à esses sintomas, para que um diagnóstico rápido e preciso possa ser feito.

Sintomas físicos

• Enxaqueca
  • Insônia
  • Distúrbios gastrointestinais
  • Problemas Respiratórios
  • Palpitação
  • Pressão alta
  • Suor excessivo
  • Nas mulheres, pode haver alteração no período menstrual

Sintomas psicológicos

• Irritação constante
  • Dificuldade de concentração
  • Mudanças repentinas de humor
  • Pessimismo
  • Baixa autoestima

Além dos sintomas descritos acima, deve-se ficar atento às ausências frequentes no trabalho, agressividade e isolamento.

Ao identificar alguns desses sintomas, o mais indicado é buscar ajuda especializada para que um diagnóstico preciso seja feito, e em seguida, o tratamento indicado iniciado. O tratamento da Síndrome Burnout geralmente envolve antidepressivos e psicoterapia.