Conheça os tipos de depressão e suas principais características

Sentir-se um pouco triste e desanimado em alguns momentos é algo normal, mas quando a tristeza e o desânimo persistem te impedindo de seguir em frente, pode ser um sinal de depressão. Existem diferentes tipos de depressão, mas alguns  sintomas são comuns a todos eles.

A depressão é um distúrbio afetivo que produz alteração do humor e se caracteriza por uma tristeza profunda e falta de interesse generalizado. Atinge milhares de pessoas, em diversas faixas etárias.

Você sabe o que sente uma pessoa com depressão? São muitas queixas que a pessoa depressiva possui e uma variedade de sintomas que se apresentam com intensidades diferentes a depender do estágio em que o paciente se encontre. É muito importante tratar o quanto antes a doença para evitar sua evolução.

Sintomas da depressão

As pessoas podem manifestar a depressão de diversas formas. Existem casos difíceis de se diagnosticar, pois a doença pode ser confundida com um mau-humor corriqueiro ou irritabilidade. Por isso, é importante estar atento aos sinais.

Entre os sintomas mais comuns da depressão, temos:

• Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Baixa autoestima;
  • Alterações do sono;
  • Medo e insegurança;
  • Dificuldade de concentração;
  • Desânimo e pessimismo.

Principais causas da depressão

As pessoas podem desenvolver a depressão por fatores genéticos, gatilhos internos ou externos.  Problemas como traumas de infância não superados, algumas doenças físicas, consumo de drogas lícitas ou ilícitas, viver em constante situação de estresse, são motivos para adquirir algum dos tipos de depressão ao longo da vida.

Desse modo, identificar a causa da doença é essencial para o tratamento adequado, que consiste sobretudo em recuperar o estado emocional abalado. Para isso, é necessário buscar ajuda especializada, com profissionais aptos a prestar o atendimento necessário.

Como prevenir a depressão

Muitas pessoas vivem atualmente uma rotina acelerada e acabam deixando de lado atividades importantes para preservação da saúde mental. Porém, cuidar da saúde física e psíquica é fundamental no combate à depressão. Algumas práticas simples podem ajudar:

• Ter uma boa alimentação;
  • Praticar atividades físicas;
  • Conversar com amigos e familiares;
  • Aprender coisas novas.

Conheça os tipos de depressão

A depressão pode ocorrer em diferentes graus (leve, moderado ou grave), variando de intensidade em cada pessoa. Entres os tipos de depressão mais comuns estão:

Depressão pós-parto

Causada pela queda dos níveis hormonais (estrogênio e progesterona) durante a gestação. A doença se manifesta entre a primeira e a terceira semana após o nascimento do bebê. Durante seu estágio, a mulher perde o desejo de cuidar de si mesma e da criança.

Os sintomas mais comuns são: perda de apetite, choro excessivo, sentimentos de inutilidade, vergonha, culpa, e afastamento das pessoas queridas.

Distimia

A distimia é um dos tipos de depressão que pode passar despercebida, porque o mau-humor ou negatividade pode ser associado a traços da personalidade da pessoa. É um transtorno depressivo leve, onde o doente consegue realizar as atividades cotidianas, mas com má qualidade de vida.

Depressão psicótica

A depressão psicótica é um tipo grave de depressão, onde o indivíduo apresenta delírios e alucinações. Ocorre raramente e por vezes decorre de fatores  genéticos.

Depressão bipolar

Ocorre com episódios alternados de mania e depressão, com intervalos de humor normal. Na depressão bipolar, a pessoa fica agitada, tem aumento da impulsividade e busca ocupar-se em várias atividades, entre outros sintomas.

Transtorno depressivo maior

O transtorno depressivo maior ocorre quando a pessoa está depressiva a mais de seis meses, com intensificação dos sintomas ou tem episódios recorrentes de depressão.

A importância do tratamento

Além de afetar a qualidade de vida da pessoa, a depressão, se não tratada de maneira adequada pode se agravar e trazer vários danos ao doente, inclusive em casos mais graves, onde o risco da tentativa de suicídio é grande.

A busca por tratamento deve ser realizada o mais rápido possível. Pode ser indicado o uso de antidepressivos, psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico, dentre outros. A escolha do tratamento ideal irá depender de qual dos tipos de depressão o paciente se enquadra, o seu estágio, e o que motivou a doença.

Conheça aqui quais são os sintomas de depressão e para quais sinais você precisa ficar alerta!