Tratamentos para câncer de próstata – Cura da mente pós diagnóstico

Viver com câncer de próstata pode ser difícil de lidar tanto fisicamente quanto emocionalmente, visto que há uma exigência histórica da comprovação da virilidade masculina, o que pode afetar a maneira como o homem se enxerga na sociedade. A partir desse paradigma, são despertados sentimentos que são comuns para quem está em meios aos tratamentos para câncer de próstata.

No momento em que é recebido o diagnóstico, os homens podem reagir das mais variadas maneiras e sensações nunca antes vividas são desenvolvidas ao longo dos tratamentos para câncer de próstata. Por isso, listamos os sentimentos mais comuns que são relatados pelos pacientes:

  • Choque, medo ou raiva: São os sentimentos mais comuns no momento em que se recebe o diagnóstico.
  • Negação: Pode ser difícil aceitar que está com câncer de próstata e que precisa iniciar os tratamentos.
  • Frustração e decepção: Mudança na maneira de pensar sobre si mesmo, sua vida e planos futuros.
  • Estresse: Dificuldade para decidir o tratamento a ser feito.
  • Preocupações com efeitos colaterais: Ocasionamento de problemas na vida sexual, no aparelho urinário, intestinal, dentre outros riscos.
  • Sensação de perda: A terapia hormonal pode causar alterações físicas no organismo, como ganho de peso, redução da força física ou alterações na vida sexual.
  • Mudança de identidade: Sentir-se impotente no contexto social por não poder trabalhar e manter a família durante o tratamento.
  • Mudanças de humor: A terapia hormonal pode causar baixa autoestima, mal humor, e raiva.
  • Ansiedade: Mesmo depois de terminado o tratamento, alguns homens sentem-se ansiosos e acham difícil seguir em frente e projetar planos para o futuro.

Todas essas maneiras de se sentir são muito comuns para pacientes em meio aos tratamentos para câncer de próstata, e alguns homens acreditam que isso mudará gradualmente com o passar do tempo. Porém, todo esse misto de sentimentos pode contribuir negativamente para tratamento físico, e é nesse momento que torna-se essencial recorrer ao auxílio de um profissional de saúde mental capacitado.

Principais preocupações pós diagnóstico

O desenvolvimento do câncer de próstata é silencioso. Ele geralmente é diagnosticado em estado mais avançado, devido a maioria dos homens terem medo do teste de diagnóstico, e dos tratamentos para câncer de próstata, visto que poderão afetar a sua sexualidade e continência.

Um diagnóstico de câncer apresenta desafios emocionais e psicológicos para pacientes e cuidadores, e o câncer de próstata tem alguns desafios únicos, pois afeta diretamente o potência sexual do homem. Em vários pontos ao longo da trajetória da doença, os homens precisam enfrentar decisões que podem ser estressantes, começando com a escolha do tratamento a ser iniciado.

Para aqueles homens que estão preocupados com a disfunção sexual, o primeiro passo deve ser uma consulta com um urologista especializado em disfunção sexual masculina. Outro tratamento indicado, é a terapia sexual com um terapeuta especializado. O acompanhamento psicológico será essencial para ajudar o homem a expressar os sentimentos engendrados por essa disfunção, e também ao casal, para descobrirem juntos formas alternativas de compartilhar a intimidade sexual.

Está sentindo que seria bom uma ajuda para lidar com isso? Um psicólogo pode te auxiliar a passar pela situação e melhorar. A Clínica Holos possui profissionais especializados e diferentes abordagens. Conheça a nossa equipe.

Tags:
Categories:

Postado por admin

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido