É normal sentir vontade de morrer?

Não! 

O olhar sobre a vontade de morrer não deve ser considerado a partir de um modelo de normal ou patológico, mas sim a partir do que se tem de comum ou excepcional no repertório comportamental de uma sociedade.

Tentando trazer de uma forma mais clara e compreensiva, podemos considerar que em algum momento da vida seja comum a fala sobre a vontade de morrer, principalmente diante de situações conflituosas, assim como, é comum acordarmos em algum dia com o sentimento de tristeza, sem vontade de fazer nada. Essas falas e sentimentos não podem ser imediatamente definidos como um desejo suicida, mas sim como uma inabilidade de resolução de conflitos ou até a possibilidade de uma alteração de humor.

Contudo, não podemos associar a vontade de morrer a vontade de se matar. A vontade de morrer é um desejo de que a vida termine por si só, já a vontade de se matar, é o desejo de acabar com a própria vida, um desejo suicida. 

Esses pensamentos são sim muitas vezes os mais recorridos em momentos de desespero, passando a ser comum, porém ele não deve ser banalizado e nem menosprezado.

Principais tratamentos para quem sente vontade de morrer

Se existe uma recorrência ou fixação nesses pensamentos como única alternativa de resolução de problemas, deve-se ligar o alerta e buscar ajuda imediatamente. 

Os profissionais da Psicologia são treinados e estão disponíveis para explicar e ajudar de forma clara e compreensiva a identificar esses pensamentos, organizar as ideias, assim como tentar construir os motivos, causas, impactos, os sinais e sintomas que cercam todo esse contexto. Permitindo um lugar de fala com segurança e acolhimento.

Gostou do nosso artigo? A Clínica Holos tem orgulho de oferecer os melhores tratamentos na área da psicoterapia. Ligue-nos ou agende uma visita.

 

Tarcísio Martins

Psicólogo, atuando na clínica em Saúde Mental e Contexto Social, com atenção aos usuários de substâncias psicoativas e dispositivos de cuidados. Atende adolescentes, adultos, casais, família, pacientes positivos, grupo LGBT e idosos, assim como pacientes oncológicos em situação de internação no contexto hospitalar. Fundador do projeto Clipas – Clínica em Psicologia e Atendimento Social e Especializando em TCC.

CRP: 03/13946

Tags:
Categories:

Postado por Clínica Holos

Cancer de Mama

Deixar seu comentário

Please enter comment.
Por Favor digite seu nome.
Pro favor digite um e-mail.
Por favor insira um e-mail válido