No final deste mês, ocorrerá a prova do Enem 2021 e essa é uma etapa muito importante na vida de quem está traçando uma carreira profissional.
Nessa entrevista, a psicóloga Lívia Fialho, que atende na Holos, vai dar algumas dicas sobre como manter a saúde mental durante essa fase.
Qual a sua abordagem?
TCC – Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia Positiva.
Quais os temas mais focados no seu atendimento?
Ansiedade, depressão, conjugalidade e parentalidade.
Como você orienta quem está passando pela escolha de uma carreira profissional?
Em se tratando de jovens, alguns passos são necessários para ajudá-los nessa escolha tão importante. O primeiro é identificar com eles quais as áreas de interesse e a sua realidade socioeconômica para que sejam adotadas as melhores estratégias. Depois, desenvolver o autoconhecimento, buscando entender sua personalidade, as habilidades ou talentos que já possui, seus pontos fortes e fracos, padrões de comportamento, o que ele sente e pensa. Tudo isso é essencial neste processo.
Sendo possível, também faz parte conversar com a família, buscar entender quais as expectativas e de que modo isso está influenciando o processo de escolha. Uma vez delineado o caminho, buscar informações em fonte confiável é fundamental para saber como é o campo de trabalho, quais faculdades ou cursos técnicos na região, as disciplinas que vai estudar, o que é exigido em termos de habilidades e competências, a rotina profissional e o salário inicial e médio.
Sugiro que esse processo seja feito com um Psicólogo Orientador Profissional, principalmente por ser um momento de muita tensão e ansiedade para os jovens e para a família, onde as emoções tendem a desregular-se e é preciso desenvolver estratégias e autoconfiança, estimulando o sonho mas evitando as idealizações.
Qual o conselho você dá para quem vai realizar o Enem e vestibular?
Procure conhecer onde será a prova e qual melhor trajeto para evitar atrasos e imprevistos.
Alguns dias antes do exame busque relaxar, pois o nível de ansiedade nesta fase tende a aumentar, isso incluir ver filmes, sair com amigos, praticar esporte, ouvir música. Evite estudar na véspera e no dia de prova para não sofrer com cansaço mental e alta estimulação visual, afinal, sua mente precisa estar tranquila e com ótimo nível de atenção. Alimente-se com comidas leves para se sentir bem e respire profundamente antes e durante as provas.
Qual mensagem você gostaria de passar para todos?
Se você estudou durante todo o ano, então está preparado para a prova. Confie nos seus conhecimentos e acredite no seu potencial!
E como diz o cantor Projota:
“Pois bem, a sorte foi lançada, a última jornada
Te vejo na chegada...
Haja o que houver, só preciso de
FOCO: um objetivo para alcançar
FORÇA: para nunca desistir de lutar
FÉ: para me manter em pé enquanto eu puder”.
Lívia Fialho - CRP: 03/23604