A saúde mental está relacionada à maneira como as pessoas lidam com os desafios diários da vida, além da capacidade que esse indivíduo tem de harmonizar as suas emoções diante desses desafios.
Neste mês é realizada a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional das pessoas.
Na primeira edição do “Conversando com a Holos” de 2022, vamos entrevistar a psiquiatra Dra. Telma Maria, que vai falar sobre a Psiquiatria e a saúde da mente.
Qual a sua abordagem?
A minha abordagem é a tradicional da Psiquiatria, mas tenho a mente muito aberta a novas formas de tratamento, desde que tenham comprovação científica e que preserve a integridade do paciente.
Quais os temas mais focados no seu atendimento?
A ansiedade é a causa principal dos atendimentos, seguida de depressão, seja ela original e endógena ou reativa, por conta dos percalços da vida. Além dessas, há também as que foram e continuam sendo o principal objeto da Psiquiatria, que são as psicoses.
Qual a sua dica para manter a mente saudável diante dos desafios vividos diariamente?
Eu diria que o ideal é procurar se manter lúcido, ter consciência da sua força e das suas limitações, respeitando a si mesmo e ao outro e exercitar a compaixão.
Qual mensagem você gostaria de passar para todos?
O normal é relativo a um tempo e a uma cultura;
O transtorno psiquiátrico é uma doença física, que depende do funcionamento do cérebro e dos neurotransmissores;
O remédio não resolve tudo. Ele é útil e importante mas é preciso, acima de tudo, que o paciente se mantenha funcional, apto a desenvolver suas tarefas e manter uma vida de relações necessárias ao convívio social.
Dra.Telma Maria – CRM/BA: 5582