Na última semana, a BBC News Brasil divulgou uma matéria sobre o adoecimento mental de um jovem - estagiário de direito no ambiente laboral.
Tem sido uma constante na clínica de psicologia o surgimento de casos semelhantes e talvez estejamos na era da cultura de trabalho tóxica.
O que justifica um ambiente de trabalho ser tão inóspito e adoecedor? Nada. Porque será que as pessoas adoecem tanto no ambiente de trabalho?
Destacamos aqui alguns pontos que despontam como risco iminente à Saúde Mental de qualquer trabalhador:
- Excesso de trabalho e de demandas
- Carga horária extensa
- Demandas mal distribuídas entre a equipe
- Gestão desastrosa
- Falta de investimento no desenvolvimento sócio emocional da equipe
- Ineficiência dos feedbacks
- Falta de investimento em qualidade de vida e bem estar laboral
É imperativo que as instituições invistam em um ambiente laboral que atenda as demandas sócio emocionais e afetivas de seus trabalhadores. Já foi comprovado em diversos estudos que promover a qualidade de vida e bem estar laboral é um dos fatores mais importantes para o aumento da produtividade nas empresas.
Existem vários formas de pensarmos e fazermos a promoção de saúde no ambiente laboral: palestras sobre saúde mental, acolhimento, escuta atenta, equipe de desenvolvimento pessoal que possa pensar em estratégias mais efetivas para equipe e instituição, dentre outras coisas.
Todo problema é possível de solução! O que não podemos e não devemos fazer é normalizar a cultura do trabalho tóxica.
Anna Marchesini, Mestre em Psicologia Clínica PUC/SP - CRP:03/5426